Tratamentos / Endodontia / Tratamento de Canal do Dente
Tratamento de Canal do Dente
A endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo tratamento de canal do dente, que repara e salva, quando possível, dentes danificados ou infectados. Assim, podemos também sanar dores e prevenir desconfortos provenientes desta contaminação.
O tratamento de canal é necessário quando há presença de cárie profunda que atinge a polpa do dente, podendo levar à inflamação na raiz ou necrose. Também pela presença de uma inflamação na raiz. Em casos mais graves de trauma e/ou fratura dental por queda ou mesmo por desgaste causado pelo bruxismo, também em casos de sensibilidade aguda, que não foram solucionados com as alternativas terapêuticas e ou necessidades protéticas.
Quais são as causas que afetam a polpa dentária?
As causas mais comuns são:
Fratura dentária;
Cárie profunda;
Trauma.
Como é realizado o procedimento?
O tratamento de canal pode ser realizado em poucas visitas ao dentista ou em apenas uma. O procedimento divide-se em 4 etapas: o raio X para verificar a causa; a anestesia local no dente afetado; a pulpectomia, na qual é feita uma abertura no dente e a polpa dentária afetada é removida; e, por fim, o preenchimento, em que um material é inserido em cada um dos canais e selado.
O tratamento de canal dóI?
Não, pois uma anestesia local é aplicada antes do início do tratamento. O que pode acontecer é o paciente sentir um incômodo após o tratamento, que é controlado com o uso de medicação que o dentista prescreve.
Quais cuidados é preciso tomar após cada sessão?
É necessário tomar os medicamentos prescritos pelo dentista, manter uma boa higiene bucal e seguir as orientações específicas para cada paciente.