A periodontia é a área da odontologia que previne e trata doenças que atingem o tecido de sustentação e proteção dos dentes. Muitas pessoas têm periodontite, que é uma inflamação dos tecidos de sustentação dos dentes (fibras periodontais, ligamento e osso) quando não tratada, leva à perda do elemento (dente).
Quais são os sintomas da doença periodontal?
Alguns sintomas são parecidos com o da gengivite, portanto, é importante estar atento a cada um dos sintomas:
Sangramento na gengiva;
Inchaço na gengiva;
Gengiva avermelhada ou aspecto arroxeado;
Retração gengival;
Retenção de alimento;
Mau hálito;
Mobilidade dos dentes.
Quais são as causas da doença?
A periodontite se desenvolve a partir do momento em que a gengivite (inflamação e infecção das gengivas) não é tratada. Com esse descuido, a infecção e a inflamação passam das gengivas para os ligamentos e ossos de sustentação dos dentes, fazendo com que os dentes fiquem soltos.
Como é realizado o tratamento?
O tratamento é realizado através da remoção da placa bacteriana, que é feita por meio de uma raspagem supragengival, que é o procedimento no qual o dentista remove o infiltrado inflamatório de placa ao redor dos dentes com o uso de instrumentos específicos, que chamamos de raspagem e alisamento radicular. Nos casos em que as bolsas periodontais estão mais profundas e os instrumentos de raspagem não alcançam toda a área prejudicada, é necessário realizar uma cirurgia periodontal.