Entenda o que o "sorriso metálico" pode fazer por você
Como funciona o aparelho fixo?
Através de um arco fixado a bráquetes, pequenas peças coladas em cada dente, o aparelho ortodôntico fixo utiliza a aplicação da força para movimentar as posições dos dentes, deixando-os alinhados e corrigindo tanto a estética do sorriso quanto problemas funcionais.
Para fixar o arco nos braquetes são usadas as ligaduras, mais conhecidas como “borrachinhas”. Nos últimos dentes da arcada dentária são colocados anéis de metal, as “bandas”, que prendem os arcos e sustentam a estrutura. Alguns acessórios como molas e elásticos auxiliam no tratamento para ajustes a as manutenções são feitas mensalmente.
Quais são os tipos de aparelhos fixos que existem?
Existem os aparelhos fixos convencionais, explicados acima, e os aparelhos fixos autoligáveis. Esses utilizam braquetes mais modernos e arcos adequados para cada fase do tratamento, exigindo manutenções em um período mais espaçado e garantindo um resultado melhor em um tempo menor.
Qualquer pessoa pode realizar um tratamento com o aparelho fixo?
É necessário que o paciente possua as arcadas dentárias já formadas, com todos os dentes permanentes, e não apresente cáries, doença periondontal, e esteja com a saúde bucal em dia.
Quanto tempo dura o tratamento?
O tratamento com aparelho fixo dura, em média, dois anos. No entanto, varia muito de acordo com o caso do paciente.
É necessário realizar algum exame antes de colocar o aparelho ortodôntico fixo?
Sim. O ortodontista solicitará a documentação ortodôntica, que inclui radiografias e molde da boca do paciente, por exemplo.
Quais são os benefícios que o tratamento proporciona?
Depende da necessidade de cada paciente. Porém, o uso do aparelho ortodôntico fixo pode corrigir diversos problemas causados pelo desalinhamento dos dentes, como: a mastigação; problemas de fala e dicção; garantir mais facilidade para higienização; um sorriso mais harmônico e bonito; e, consequentemente, a melhora da sua autoestima.