Após o término do tratamento ortodôntico, o aparelho de contenção irá ajudar a manter seus dentes certinhos e seu sorriso sempre alinhado.
O que é o aparelho de contenção?
O aparelho de contenção é colocado no paciente durante a fase final do tratamento com o aparelho fixo para dar início à fase de contenção, que tem como finalidade manter os dentes alinhados por um longo tempo.
Em alguns casos, os dentes que foram reposicionados com o tratamento ortodôntico desalinham novamente. Esse movimento indesejável é chamado pelos dentistas de recidivas. O aparelho de contenção serve para evitar as recidivas.
Qual é a função do aparelho móvel?
O aparelho móvel é utilizado para realizar pequenas movimentações dos dentes, com finalidade ortodôntica, ou para realizar alterações ósseas, com finalidade ortopédica. O tratamento com o aparelho móvel auxilia a reorganizar funções como mastigação, deglutição, além da respiração e da fala.
Quais são os tipos de aparelho de contenção?
Existe o aparelho de contenção móvel, para os dentes superiores, que pode ser tirado e recolocado a qualquer momento, e o fixo, para os dentes inferiores, que é colocado na parte de trás dos dentes incisivos (da frente).
Por quanto tempo é necessário usar o aparelho?
Somente seu ortodontista poderá dizer por quanto tempo você deverá usar o aparelho de contenção. Varia de acordo com o caso de cada paciente.
Como devem ser os cuidados com a higiene bucal durante o tratamento?
Para ambos os tipos de aparelhos de contenção, a higiene bucal deve ser redobrada. As contenções móveis devem ser escovadas, e existem até mesmo produtos próprios para limpeza de modelos em acrílico. Enquanto isso, as contenções fixas devem ter maior atenção, porque são coladas no dente e podem dificultar o uso do fio dental e a escovação. Seu dentista irá orientá-lo sobre a maneira correta de escovar e passar o fio dental com o aparelho de contenção.